O projeto Congo Mirim de Regência, nasceu de uma ideia pedagógica na escola EEEFM "Vila Regência", em 2009. Em 2011 o projeto ficou parado; retornado em 2012 ao percebermos que o Congo Adulto da vila estava ficando desmotivado devido a grande maioria dos conguistas serem longevos. Daí, entendemos que era necessário retirar a banda de Congo Mirim que era estritamente escolar para o extra muro da escola como forma de perpetuar a cultura local, valorização da identidade étnica de um povo. Descontruindo também preconceitos religiosos, sociais e culturais.

Então, para alcançar tais objetivos, foi necessário envolver os conguistas mirins no panorâmico histórico e cultural do meio ao qual eles estavam inseridos para que eles tomassem consciência do seu papel neste projeto e sensibilizar-se quanto a relevância do mesmo. Além do conhecimento teórico, possibilitamos aulas de confecção de casacas e tambores de forma artesanal.

Hoje, todos os envolvidos no projeto entendem que o congo não é só cultura, mas também, um movimento de resistência, pois quando conhecemos a nossa história e sabemos de onde viemos, temos a longanimidade de aceitar múltiplas culturas e aceitar fazer parte de um todo sem perder sua individualidade.