A Associação de capoeira de São Domingos do Prata te o inicio de suas atividades no ano de 2001, sendo que essa entidade tem com uma de suas principais diretrizes o trabalho sócio-cultural. A capoeira com os seus valores e princípios e o instrumento utilizado para realizar o processo de promoção humana trabalhando valores como: respeito, disciplina, solidariedade, lealdade, amizade, superação, preservação ambiental, dentro outros tão necessários aos dias atuais.

O grupo de capoeira trabalha com grupos de todas as faixas etárias sendo que a maioria se compreende em crianças e adolescentes da cidade, e sabendo da necessidade que esse publica precisa, de a estarem em processo de formação social e psicomotora. Sendo que esse processo de formação se da com o auxilio dos pais e familiares.

Sabendo se que a parte motora psíquica e afetiva estão intimamente ligadas e que elas auxiliam no desenvolvimento humano, a capoeira e seus valores são uma ótima ferramenta para melhoria da qualidade de vida física e mental das crianças jovens e adolescentes.

As ferramentas utilizadas em nosso trabalho são palestras conversas encontros, oficinas e sempre contando com a presença das famílias de formas diretas e indiretas, sendo constante o contato com as mesmas.

O objetivo do grupo é contribuir para a melhoria de vida de todos os seus participantes e do meio em que vivem, contando com o apoio dos membros e familiares dos mesmo.

A entidade possui atualmente no total aproximadamente uma média de 150 participante, contando com os atendidos em ONGs parceiras,sendo a maioria crianças e adolescentes.