Com o objetivo de conscientizar as famílias atendidas no Centro social Estrela do Amanhã do Jardim Guaratiba sobre a relação entre gastronomia, sustentabilidade e estimular a prática do aproveitamento integral e reaproveitamento dos alimentos, propomos o projeto combatendo à fome e o desperdício de alimentos durante a pandemia do COVID-19, que pretende atuar na conscientização e educação para o combate ao desperdício de alimentos, por meio de higienização e armazenamento adequados; congelamento; aproveitamento e reaproveitamento dos alimentos de forma a economizar e até gerar renda.


O aproveitamento integral de alimentos trata-se de um método que visa a utilização total dos componentes dos alimentos no preparo de refeições, incluindo, além da polpa, partes não convencionais tais como cascas, sementes e talos de legumes e verduras. Essa forma de utilização aumenta o fornecimento de nutrientes das preparações e favorece a sustentabilidade, além de diminuir o seu desperdício.


A adoção de algumas práticas como a Higienização (limpeza) e armazenamento correto, pode influenciar no tempo de duração do alimento e valor nutricional que sendo feito de forma correta promove a diversificação alimentar por um baixo custo. Além disso, contribui com a redução dos impactos negativos. Segundo pesquisadores a produção média de lixo por brasileiro é de mais de 1kg/dia, sendo mais da metade disso formada por restos de alimentos indevidamente desperdiçados.


É possível a realização de refeições saborosas com o aproveitamento integral dos alimentos, pois o valor nutricional dos alimentos muitas vezes está presente nas partes não convencionais: como cascas, entrecascas, talos, sementes ou folhas.


Nas últimas décadas, a população brasileira passou por transformações sociais, que trouxeram como resultado mudanças no seu consumo alimentar e durante a pandemia do covid -19, isso vem aumentado.

Uma alternativa que contribui com a redução do desperdício é a utilização completa dos alimentos, capaz de promover um melhor consumo nutricional e relação ecológica entre o homem e o meio ambiente. Assim, reaproveitar e aproveitar integralmente as partes que não são utilizadas é uma estratégia eficiente e traz resultados importantes, como:

 

Reduzir o cenário de fome e a produção excessiva de lixo orgânico, diminuindo o impacto ambiental.

Maior aporte de nutrientes e fibras essenciais para a saúde.

Inovações culinárias e variedades de receitas, podendo gerar renda.


Proposta:

Oferecer um curso de combate à fome e ao desperdício de alimentos na pandemia COVID-19 onde serão realizadas as seguintes oficinas:

·        Higienização, manipulação e armazenamento adequados dos alimentos;

·        Congelamento com aproveitamento;

·        Aproveitamento e reaproveitamento dos alimentos de forma a economizar e até gerar renda;

·        Sugestões de receitas práticas e para gerar renda;

·        O que fazer com resíduos de alimentos

·        Valores nutricionais dos produtos.



Com treinamento presencial de 10 participantes das famílias atendidas, uma vez na semana, durante 2 meses, seguindo as orientações da OMS para prevenção da COVID-19 de forma a garantir a saúde dos participantes e também com vídeo aulas, que serão exibidas nas redes sociais da instituição, e através dos grupos de WhatsApp das 550 famílias, cadastradas e atendidas pela instituição durante a pandemia do covid-19.



Recursos:

Os recursos serão utilizados com aquisição de:

Alimentos como (verduras, legumes, frutas, cereais, grãos, temperos...) quando for o caso.;

Material para higienização (álcool, vinagre, cloro, hipoclorito, detergente, borrifadores, luvas...);

Utensílios de cozinha (quando for o caso);

Transporte e alimentação de voluntários (quando for o caso);

Material de escritório (caneta, bloco ou caderno, conjunto de caneta e apagador para quadro branco...)

Iremos buscando parcerias para aquisição dos produtos para a realização das receitas, não conseguindo, iremos utilizar o recurso deste edital. 


Resultados esperados:


Que a iniciativa seja replicadas em outras instituições e/ou grupos de outras regiões;

Redução do lixo;

Maior aporte nutricional que irá melhor a saúde;

Redução do desperdício e gasto;

Aumento de crianças consumindo legumes e verduras.

Geração de renda com as receitas de baixo custo e saudáveis, oferecidas nas oficinas.