O PROJETO PÃO NA MESA JÁ EXISTE A 04 ANOS, ATENDENDO A COMUNIDADE DO BAIRRO COROADINHO E SEU ENTORNO QUE CORRESPONDE A 33 VILAS ADJACENTES. TODOS OS MORADORES ORIUNDOS DO INTERIOR MARANHENSE, SEM UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA OCUPAR OS POSTOS DE TRABALHO DA CAPITAL.

VALE RESSALTAR QUE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO DO BAIRRO SÃO REMANESCENTES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS.

O CENTRO EDUCACIONAL PROFISSIONAL DO COROADINHO - CEPC EXISTE A QUASE TRÊS DÉCADAS ( 29 ANOS). SURGIU DA NECESSIDADE DE CAPACITAR OS PAIS E MÃES DE FAMÍLIAS, BEM COMO DE SEUS FILHOS, QUE CHEGANDO A CAPITAL SEM QUALQUER FORMAÇÃO PARA O TRABALHO, OCUPAVAM POSTOS DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS, CARREGADORES DE SACOLAS EM FEIRAS, VENDA DE QUINQUILHARIAS COMO CAMELÔ, VIGIANDO CARROS OU ESMOLANDO NOS SEMÁFOROS.

RESSALTA-SE AINDA O AGRAVANTE DESSA SITUAÇÃO DE INCHAÇO NAS PERIFERIAS DA CAPITAL LUDOVICENCE, COM O SURGIMENTO DAS DROGAS E DO CRIME DECORRENTES DESSA FALTA DE CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA.

DENTRE OS INÚMEROS PROJETOS QUE FORAM OFERTADOS NESSA COMUNIDADE, QUE SEM SOMBRA DE DÚVIDAS MUDARAM VIDAS.

OFERTAMOS O PROJETO PÃO NA MESA QUE DEMANDOU BASTANTE TEMPO NA ORGANIZAÇÃO, JÁ QUE TIVEMOS QUE CONSTRUIR UMA PADARIA ESCOLA PARA QUE PUDÉSSEMOS TORNAR O PROJETO AUTO SUSTENTÁVEL.

META CUMPRIDA COM BASTANTE DIFICULDADE, JÁ OFERTAMOS O CURSO DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA PARA 240 ALUNOS ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS EM 12 TURMAS DE 20 ALUNOS CADA.

75% DOS BENEFICIÁRIOS DESSES CURSOS ENCONTRAM-SE EXERCENDO A PROFISSÃO DE PADEIRO/CONFEITEIRO NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL. ALÉM DESSES AINDA EXISTEM OS QUE COLOCARAM PEQUENOS NEGÓCIOS DE VENDA DOS PRODUTOS DE PADARIA EM SUAS PRÓPRIAS RESIDENCIAS OU NO COMÉRCIO LOCAL.

A BUSCA POR MAIS RECURSOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES NA PADARIA ESCOLA DEVE-SE A UMA DEMANDA CONSTANTE POR PROFISSIONAIS NESTE RAMO DE SERVIÇOS NA CAPITAL. RAZÃO PELA QUAL DESEJAMOS NESTE ANO AUMENTAR O NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS PARA CAPACITAR NESTE SEGMENTO PROFISSIONAL. HAJA VISTA QUE CONVIVEMOS COM UM NÚMERO IMPORTANTE DE JOVENS ORIUNDOS DE DUAS ESCOLAS DA REGIÃO QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E PESSOAL QUE NOS OBRIGA A ATENDER ESSE PÚBLICO EM RAZÃO DOS RISCOS QUE CORREM DE SE ENVOLVEREM COM A CRIMINALIDADE.

AS REFERIDAS ESCOLAS SERÃO NOSSAS PARCEIRAS NO PROJETO ORA EM TELA: UEB PROF. RUBEM ALMEIDA ( DE ENSINO FUNDAMENTAL) E CE DORILENE SILVA CASTRO (ENSINO MÉDIO).