“III Festival do Mel do Território Rio Doce Krenak” é um evento organizado pela APIRDOCE, com intuito de estimular a comercialização da cadeia produtiva do mel, promover a geração de renda e ao mesmo tempo proporcionar o estímulo a cultura e o turismo local. O Festival do Mel conta apresentações culturais de bandas regionais, grupo de dança tradicionais como o grupo Pomerisch von Minen (danças pomeranas), escolha da Rainha do Mel, barraquinhas com culinária utilizando mel como ingrediente na sua receita, fomentando assim o consumo do mel como alimento.


O Festival do Mel do Território Rio Doce Krenak, é um evento de interesse territorial que visa também fortalecer o circuito turístico da região “BARI”, que foi apelidada por causa das iniciais dos nomes de cada cidade que a compõe: Baixo Guandu, Aimorés, Resplendor e Itueta. Cheio de atrativos, belas paisagens naturais e monumentos históricos que refletem a identidade da comunidade.


O Turismo no BARI, representa um grande potencial turístico, econômico, social e ambiental e as cidades mineiras de Resplendor, Itueta e Aimorés, além da capixaba Baixo Guandú, possui diversas atrações, aproximadamente cerca de 70 atrativos mapeados que vão desde monumentos históricos à manifestações culturais e patrimônios naturais da região. O mapeamento da rota de turismo é fruto de um grupo de trabalho formado por 22 instituições com atuação local que pretendia fomentar o turismo na cidades do BARI, revelando a turistas e moradores as belezas da região e APIRDOCE é umas das instituições parceiras e busca resgatar a iniciativa, atrelando as ações de difusão do Turismo no BARI ao "III Festival do Mel".


Essa iniciativa visa gerar na região um aquecimento na economia local e também retomar a criação de roteiros turísticos na região de atuação. O evento acontece na Parada do Mel, local este na beira da BR 259, onde se encontra a Central de Comercialização de Mel do Território Rio Doce Krenak e também seu mascote: uma abelha com mais de 03 metros de altura.



Confira reportagem dos festivais anteriores através do link: https://globoplay.globo.com/v/5182659/