Nosso projeto é bastante abrangente: queremos resgatar a memória daquela que um dia esteve no auge. Daquela que um dia foi desenvolvida ao extremo. Daquela que está precisando de um resgate de memórias: nosso querido Distrito de Itapina (ES).

Pretendemos resgatar os sobrenomes antigos de Itapina e fazer um livro com as informações. Este ficaria exposto para visitação no Museu que temos no distrito, onde funciona os Correios. Sendo colonizada por alemães, turcos, italianos e outros, temos diversidade de culturas o que enriquece ainda mais o local.

Essas informações, pretendemos compartilhar com a Escola Municipal Maria Ortiz. Lá esses textos seriam trabalhados em diversas frentes: nas aulas de História, Artes e principalmente no projeto que eles possuem chamado Práticas de Leitura. Vamos sugerir que na Feira de Artes da escola haja uma palestra sobre o assunto, um vídeo com informações (inclusive para decifientes auditivos - em braile), e que os alunos possam levar para casa uma folha impressa com informações sobre seus sobrenomes.

Também baseados nessas informações, promover na comunidade festas com temáticas diversas de cada uma das culturas (culinária, danças e outras manifestações). Com esse tema também teremos condições de combater a xenofobia presente em nossa sociedade. Abordaremos e trabalharemos com todos, especialmente na escola, esse tema.

Atingindo vários públicos (desde novos aos mais antigos), várias culturas e atuando em várias frentes, temos certeza que será um sucesso.

Resgate com um olhar no passado. Memória, respeito e um olhar para o futuro melhor. Itapina quer. Itapina precisa. Itapina merece.