O Mais Trilhas é uma iniciativa de impacto social positivo na sociedade. Fundado no final de 2017, já realizamos ações de educação ambiental em todo o Estado do Rio, mobilizando inúmeros atores e partes da sociedade buscando disseminar em níveis locais, os objetivos consolidados no âmbito da Agenda 2030, grande pacto global comum entre os países que buscam orientar suas políticas no campo da sustentabilidade.

Entendemos que a sustentabilidade, se inicia na relação entre pessoas, entre estas e os espaços da vida cotidiana e entre territórios. Buscamos reconectar uma visão de mundo que coexista com a natureza e não contra ela, buscando resgatar o diálogo intercultural entre as distintas formas de conhecimento e as diferentes gerações. A partir de rodas de conversas diálogos, estruturação de redes populares eco cidadãs, cursos não formais, vivências e imersões nas florestas, buscamos mobilizar indivíduos e coletivos em REDES, de cooperação,de afeto, de trabalho coletivo, que desejam fazer de seus territórios e espaços, lugares melhores pra se praticar um bem viver, a partir de práticas democráticas que contribuam para reorientarmos as bases de um desenvolvimento injusto e insustentável, integrando teorias e soluções alternativas e possíveis para uma sustentabilidade em harmonia com a geração de renda, a proteção ambiental e a saúde humana.

Acreditamos na filosofia das pequenas revoluções, silenciosas em escalas locais, onde cada um em seu respectivo domínio, introduz soluções locais, onde nem os governos, nem iniciativas privadas conseguiriam implementar, mas que conseguem dar respostas a grandes problemas não respondidos do planeta, sendo a agricultura sustentável, por meio da agroecologia e das práticas de gestão inteligente do consumo, saídas locais e descentralizadas pra gerar vínculos solidários e resgatar a essência dos espaços públicos de convivência.


O Mais Trilhas atua na facilitação de processos decisórios coletivos, a partir da colaboração com metodologias participativas que contribuam para a emergência de desenvolvimentos locais sustentáveis. Somos o despertar perceptivo de que somos comunidade da vida, onde vemos na juventude e nos movimentos locais, o papel de regeneradores do futuro, buscando demonstrar que a natureza não tem “valor”, e sim mistérios, belezas e harmonias, conforme os ensinamentos que os nossos antepassados nos mostram.

Somente em 2019, nossos eventos atingiram cerca de 630 participantes em 56 eventos, incluindo imersões em parques e outras áreas protegidas, diálogos e mutirões em espaços públicos, cursos não formais, alcançando 3144 participantes diretos e indiretos de eventos feitos pelo Mais Trilhas ou em parceria com membros da Rede Eco Cidadã. 


Somos uma iniciativa eco cidadã de impacto social positivo e atuamos dentro das Unidades de Conservação, buscando facilitar diálogos e revelar as belezas naturais e históricas situadas nas cidades do Estado do Rio. Buscamos oferecer o protagonismo a comunidades locais, buscando valorizar seus saberes locais, em parceria com iniciativas do terceiro setor e da gestão pública.

O turismo de base comunitária, busca a troca de culturas e a diversidade social, como motes para a ressignificação da prática turística convencional. Buscamos gerar renda para as comunidades locais, e torna-los protagonistas da sua própria história, assim como promover o bem estar e as trocas de saberes, valorizando as identidades que resguardam a natureza e a cultura da paz e harmonia com os ciclos da natureza.


Com tais práticas contribuímos para o desenvolvimento comunitário interno de comunidades e territórios, realizando eventos públicos, como mutirões em agroecologia, educação ambiental e ciência cidadã. Nosso atuação se dá também em escolas públicas, realizando a compostagem, a gestão dos resíduos, hortas caseiras e diálogos em educação ambiental.

Prestamos assistência a movimentos que, como o da Horta do Vinil, uma horta comunitária na Barra da Tijuca, ressignificam espaços e relações sociais no contexto urbano, atuando como mecanismo de propulsão de novas utopias de vida nos cenários das cidades.

Somente em 2018, promovemos na Horta do Vinil, 24 eventos, recebendo cerca de 800 pessoas na praça ou nas escolas que atuamos, alcançando virtualmente cerca de 68 mil pessoas.

Dentre as ações, realizamos 3 Festivais com temas sobre educação, sustentabilidade, cidadania e meio ambiente, 3 cursos de educação popular(funcionando mediante contribuições voluntárias) sobre Agroecologia, bioconstrução e hortas caseiras. Além disso realizamos 6 mutirões comunitários buscando promover a integração entre partes locais e regionais do território da cidade do Rio.

A partir da ideia de sustentabilidade, emergindo das relações locais, realizamos eventos em parcerias com instituições públicas e privadas locais, em consonância com o décimo sétimo objetivo para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, de consolidar metas e parcerias para rumarmos rumo a outro modelo de desenvolvimento, sustentável e justo!


Mobilizamos muitos voluntários e construímos, acionamos e fortalecemos muitas redes, sejam elas de participação social de jovens, de agricultura e agroecologia urbanas, de ativismo ambiental, de pesquisadores, de gestores públicos, de esportistas, de guias de turismo, de cidadãos que buscam colaborar praticando de maneira ativa a cidadania, mas não encontram espaços. E um dos nossos papéis é contribuir ativamente para que espaços de construção de cidadania na cidade, como a Horta do Vinil, ou alguma das outras 2000 praças e Unidades de Conservação urbanos, sejam espaços de troca, de construção, de aprendizado coletivo, mas pra isso precisamos de apoio para nos desenvolver institucionalmente, para captar recurso, contratar pessoal e alçar voo rumo a integração social que tanto precisamos para viver um outro e possível destino comum!

Contamos com vocês para continuar esse belo trabalho em 2020 e mobilizarmos o dobro e até o triplo de voluntários, ativistas e demais interessados na transformação social e na propagação da cultura de paz na cidade, no estado, no país e no mundo!