A Oficina de Teatro Jesus Conduz (OTJC) foi criada no ano 2000 por um grupo de jovens na Igreja católica de Jacupemba, distrito do município de Aracruz – ES, com o intuito de reunir, em sua maioria, jovens da localidade para a realização da representação da “Paixão de Cristo” e outras pequenas apresentações em escolas e festas de comunidades.

Com o passar dos anos o grupo cresceu e hoje é muito importante na comunidade, reunindo cerca de 200 pessoas entre crianças, jovens e adultos anualmente para a realização da representação da “Paixão de Cristo”, esta que traz trechos da bíblia e enfatiza os exemplos e vivência de Jesus Cristo.

Além da importância cultural e histórica que o grupo retrata, também busca e incentiva o trabalho social na comunidade, despertando nos voluntários o interesse pela leitura, pela arte e por ajudar ao próximo.

O grupo tem como pratica não cobrar entrada dos expectadores nas apresentações, no entanto pedimos para aqueles que tiverem condições e puderem colaborar, que doem alimentos não perecíveis para serem destinados às famílias necessitadas.

O objetivo de estruturar o grupo é para que de fato possamos criar uma oficina cultural na comunidade registrada, abrindo portas para parcerias, ensinando pessoas que tenham interesse no mundo da arte em diversos aspectos, teatro, música, dança, assim como implementar futuramente oficinas de artesanato, grupos de leitura, esporte e muitos outros meios que a comunidade pode ter acesso.