O Complexo da Maré, é um bairro localizado no Rio de Janeiro. Este complexo é constituído por um conglomerado de pequenos bairros e favelas. A Maré é um dos maiores complexos de comunidades do Rio de Janeiro, consequência de baixos indicadores de desenvolvimento social que caracterizam a região.


O primeiro boletim "De olho no corona", feito pela Redes da Maré, mostra que o complexo de 16 favelas da Maré, com 140 mil habitantes, teve, até o último domingo (3), 18 óbitos em decorrência da Covid-19, causada pelo novo coronavírus.


A Maré é uma região bem movimentada durante todos os dias apesar de alguns comércios externos terem fechado neste período ainda assim temos muita circulação de gente e o comércio interno não parou, apesar do grande número de óbitos no local .


De acordo com  o Censo de Empreendimentos da Maré, atualmente, o comércio representa 66%  da atividade econômica do território. Esses comércios locais em favelas movimenta cerca de R$ 119,8 bilhões por ano, de acordo com a pesquisa “Economia das Favelas.  


Levando em consideração as questões acima, o projeto Eco Maré vem trabalhando de forma efetiva nesse período difícil  de pandemia e queremos  implementar em alguns pontos estratégicos da Maré algumas pias solidárias para atender aos comerciantes informais, ambulantes, catadores de materiais reutilizáveis que vivem da coleta no local e moradores de rua,temos também os moto taxistas e as demais pessoas que possam precisar lavar as mãos na rua ao exercer alguma atividade pela comunidade.