Prêmio Aplaude: Ações Voluntárias que Transformam 

A maior rede de voluntariado empresarial do país lança prêmio ímpar, numa ação que visa compartilhar, colaborar e inspirar um país melhor, ampliando a produção de impactos transformadores na sociedade.


A primeira edição do Prêmio Aplaude (2022) busca o reconhecimento à atuação de organizações públicas e empresariais, organizações comunitárias e comitês de voluntários responsáveis por atividades voluntárias que compartilham, colaboram e inspiram um país melhor, ampliando a produção de impactos transformadores na sociedade, voltadas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, das Nações Unidas, dos pressupostos da Agenda ESG, e dos Princípios da ONU para Empresas e Direitos Humanos (UNGP), seja nos âmbitos nacional, regional e local.

O Prêmio acolhe iniciativas desenvolvidas no Brasil que tenham ocorrido 12 meses antes ao lançamento deste edital. A seleção acontecerá em 5 etapas: inscrição e envio da documentação; etapa eliminatória; etapa classificatória; divulgação dos finalistas; e anúncio dos vencedores.

Todos os vencedores receberão um troféu simbólico e certificado de reconhecimento, destinados às organizações e responsáveis pelas ações de voluntariado. E os vencedores de duas modalidades da categoria #Inspira, que apresentarem proposta de projeto, receberão apoio semente para investir nas ações de voluntariado e/ou acolhimento de voluntários.


Inscreva-se nos editais do Prêmio Aplaude abaixo:



#INSPIRA


#Programa de Voluntariado do Ano;

(para organizações associadas e não associadas à rede CBVE) Categoria voltada a reconhecer atividades de voluntariado transformadoras da sociedade, com potencial para inspirar outras organizações, e que foram desenvolvidas por empresas públicas e privadas de grande porte, ou entidades a elas vinculadas, incluindo seus institutos, fundações e confederações.


#Iniciativa destaque na Pandemia;

(para organizações associadas e não associadas à rede CBVE) Prêmio especial 2022, voltado a reconhecer ações que impactaram e fizeram diferença na mitigação dos impactos e no enfrentamento à pandemia de COVID-19. Voltado a atividades de voluntariado desenvolvidas por empresas públicas e privadas de grande porte, ou entidades a elas vinculadas, incluindo seus institutos, fundações e confederações.


#Comitês que inspiram;

(para organizações associadas e não associadas à rede CBVE) Destinado a trazer visibilidade às ações desenvolvidas pelos comitês de voluntariado empresarial e seu potencial de engajamento local no desenvolvimento das ações voluntárias. Sua votação se dará também por meio popular.


#Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil;

(exclusiva para OSCs e coletivos não formalizados) Focado no reconhecimento de ações desenvolvidas por organizações sociais formalizadas ou não, que contaram com a parceria de voluntários empresariais no fazer de suas ações e na geração de impacto nas comunidades de atuação. Poderão participar coletivos não formalizados, e organizações sociais sem finalidade lucrativa de qualquer natureza jurídica, como Cooperativas, Fundações e Associações, qualificadas ou não com titulação de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Organizações Sociais (OS) ou Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS). Sua votação se dará também por meio popular



#COLABORA


#Iniciativa destaque em Educação;

(exclusiva para organizações associadas à rede CBVE) Voltado a reconhecer ações exclusivamente voltadas para o tema da educação, que tenham gerado transformações e tenham potencial de replicação. Considera atividades de voluntariado desenvolvidas por empresas públicas e privadas de grande porte, ou entidades a elas vinculadas, incluindo seus institutos, fundações e confederações.


#Iniciativa destaque em Diversidade;

(exclusiva para organizações associadas à rede CBVE) Voltado a reconhecer ações exclusivamente voltadas para o tema da valorização da diversidade, que tenham gerado transformações e tenham potencial de replicação. Considera atividades de voluntariado desenvolvidas por empresas públicas e privadas de grande porte, ou entidades a elas vinculadas, incluindo seus institutos, fundações e confederações. 


#Iniciativa destaque em Engajamento;

(exclusiva para organizações associadas à rede CBVE) Voltado a reconhecer o engajamento dos colaboradores das organizações associadas à rede CBVE que tenham gerado transformações e tenham potencial de replicação. Considera atividades de voluntariado desenvolvidas por empresas públicas e privadas de grande porte, ou entidades a elas vinculadas, incluindo seus institutos, fundações e confederações.



#COMPARTILHA


#Iniciativa destaque em ODS;

(exclusiva para organizações associadas à rede CBVE) Voltado a reconhecer ações que colaboraram para a construção de um mundo melhor, que tenham contemplado em destaque os ODS. Considera atividades de voluntariado desenvolvidas por empresas públicas e privadas de grande porte, ou entidades a elas vinculadas, incluindo seus institutos, fundações e confederações. Categoria exclusiva a associados da rede. 


#Iniciativa destaque em Legado;

 (exclusiva para organizações associadas à rede CBVE) Voltado a ações que colaboram para um mundo melhor, que tenham em seu objetivo construir e evidenciar o legado de suas ações, adequadamente apresentadas pelos impactos gerados. Considera atividades de voluntariado desenvolvidas por empresas públicas e privadas de grande porte, ou entidades a elas vinculadas, incluindo seus institutos, fundações e confederações