O projeto herdeiros existe desde 2016 e tem a missão de resgatar atenção dos jovens da serrinha , incluindo-os socialmente e culturalmente à outras oportunidades , através da música, mais especificamente do samba que é herança da comunidade. É resultado da conscientização e pesquisa realizada por jovens produtores e ritmistas do complexo da serrinha. A organização do grupo se faz em dividir em atividades pro publico, constitui-se uma bateria show, o grupo das aulas/oficinas e a frente de direção e organização do projeto. As aulas acontecem na casa do jongo da serrinha, com apoio da instituição são atendidos cerca de 15 alunos por horário de aula ; a bateria show faz ensaios na casa do jongo e representa o projeto em shows e apresentações, os componentes dela são os alunos destaques e mais bem preparados das oficinas e eles passam a ganhar mediante aos pagamentos de cachês que a bateria faz, gerando renda para os mesmos. 


A iniciativa Projeto Herdeiros na concientização da Covid 19 é a elaboração de uma bossa e uma letra autoral para distribuição por meio de redes sociais e carro de som no complexo da serrinha. O objetivo é a conscientização da população que está percebendo a flexibilização e por vezes achando que a pandemia acabou.


Como o projeto sempre atuou através da música na comunidade, entendemos que é através dela que podemos trazer um impacto efetivo na parte da conscientização.                                                        Na pandemia, as aulas e as atividades do projeto estão suspensas, estando o grupo contribuindo na distribuição de cestas e na captação de recursos para vakinhas de outros projetos na comunidade. A idéia é somar com essas ações, fazendo a música criada também ser distribuida nas quase 400 familias que os projetos parceiros tem atigido, direta e indiretamente;