A Associação Amigos da Justiça Cidadania Educação e Arte é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de objetivos assistenciais e filantrópicos devidamente inscrita no CNPJ sob n.º 10.653.530/0001-92. Foi constituída em 05 de junho de 2008, aos 18 de novembro de 2008, o Projeto Amigos da Justiça passou a ter personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, passando a ser Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte. Em 20 de maio de 2009, a Associação é decretada de Utilidade Pública Municipal, conforme Lei Municipal Nº 2.956/2009. Pela Lei Nº 9.991 de 15/03/2013 é decretada pelo Governo do Estado do Espírito Santo como de Utilidade Pública Estadual.

Atualmente a Associação atua nos municípios de Ibiraçu, Aracruz e João Neiva. Sua matriz está localizada em Ibiraçu/ES, onde executa os projetos:

Cidadania em Ação, realizando atendimento a mais de 580 (quinhentos e oitenta) idosos em diversas atividades, dentre elas: Oficina de informática, aulas de pilates, aulas de ginástica, hidroginástica, artesanato, coral, estamparia, forró e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em parceria com o Cras do município de Ibiraçu; Mindfulness e Formação em Cerâmica, em parceria com Mosteiro Budista Zen Morro da Vargem a Associação desenvolve ações em prol da contribuição do envelhecimento saudável. O projeto subsidia o processo de políticas públicas humanizadas, utilizando técnicas de Mindfulness como ferramenta de trabalho para o desenvolvimento do equilíbrio emocional e vivência de uma vida consciente do momento presente, dos seus sentimentos e sensações através da meditação; Atelier Social Arte – ASA é um projeto que é desenvolvido há 05 anos com a missão institucional de promover a inclusão social e o empoderamento feminino através da geração de renda e do engajamento comunitário.                                                                        

No município de Aracruz/ES, atua a filial 01 onde é executado o projeto Saber Viver, o qual realiza semanalmente o atendimento a 250 (duzentas e cinquenta) crianças e adolescentes com a oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos por meio de diversos trabalhos, dentre eles: oficinas esportivas, educacionais e artísticas/lúdicas.

A filial 02 da Associação Amigos da Justiça, localizada no município de João Neiva/ES, executa Serviços de Gestão, Monitoramento e Execução das Medidas Socioeducativas em meio aberto aplicadas aos Adolescentes em Conflito com a Lei, atualmente o atendimento é realizado a 25 (vinte e cinco) adolescentes. Tais projetos executados pela Associação possuem aporte financeiro via Termos de Fomento firmados com o poder público e/ou são custeados através de parcerias com empresas privadas, parceiras da Associação.

A Associação Amigos da Justiça, idealizadora e executora deste projeto é uma Organização da Sociedade Civil, que realiza serviços nas áreas de assistência social, educação, arte e saúde. Nesse contexto organizacional, possui quanto a seus atos constitutivos, as funções de atendimento, assessoria e garantia de direitos realizando ações de forma gratuita, continuada e planejada.