O presente projeto " Revivendo a Banda - 118 anos de Cultura Musical Minas a fora" escrito e representado neste pelo gestor e Maestro da Sociedade Musical Lyra Carlos Gomes com a devida autorização de seus diretores e apoio de alunos e musicistas, prevê aporte financeiro para conserto e aquisição de instrumentos, assim como colocar em dia as documentações pendentes junto aos órgãos públicos, como receita federal, Cagec , cartório de registros e afins .

Objetivo geral: resgatar a banda de Música da cidade de São Pedro dos Ferros-MG.

Objetivos específicos: Regatar os tempos de ouro já vividos pela Sociedade Musical Lyra "Carlos Gomes" manter sua escola de música ativa o ano todo, legalizar os documentos junto aos órgãos competentes, Montar uma apresentação de comemoração anual em cada aniversário da entidade. adquirir e dar manutenção nos instrumentos musicais.Realizar encontro de bandas pós pandemia.

Justificativa: A banda de Música , como é conhecida nas cidades do interior, é indiscutivelmente um patrimônio imaterial que deve estar em dia para que possamos buscar este título junto aos órgãos competentes, para que assim tenhamos facilitadores junto ao poder público para manutenção e vitalidade da instituição. A banda de Música, sociedade Musical Lyra Carlos Gomes, esta sobre a batuta do Maestro Paulo desde o ano de 2007, e durante este período passou por três formações de conjunto, onde se apresentaram abrilhantando os mais diversos eventos: Encontros de Bandas, Procissões, Atividades cívicas, Posses de prefeitos, acompanhando as tradicionais coroadeiras no mês de maio , além de projetos amplos de musicalização que vem sendo realizados desde 2013. Com abrangência maior em termos de quantidade e opções de instrumentos. No momento , a mesma se encontra parada e passando dificuldades para se reerguer e se manter diante deste período de calamidade pública sofrida por todo o setor cultural. Não podemos esquecer, que além das medidas comuns adotadas para o não contagio ou simplesmente ações de prevenção contra o covid-19, Os instrumentos de sopro emitem gotículas no ar, aumentando ainda mais o risco e por isso estando completamente parada durante este período principalmente agora na Onda roxa do Plano Minas consciente. A banda , viveu outros tempos de ouro com diversas formações, mais é claro, com diferentes situações e aportes. Fundada em 1903, neste ano completando "118 anos" de existência, já foi convidada até para tocar em posse de presidente em Brasília, e só não se concretizou porque naquele tempo com a banda no hotel, o presidente faleceu. São Vastas as festividades abrilhantadas e inúmeros os troféus e títulos conquistados, mas temos que levar em consideração que em um mundo onde a internet domina manter este segmento tem sido um desafio, que inclusive esta sendo feito pelo Movimento Mineiro Salvem as bandas , onde o Maestro Paulo é membro de sua diretoria , e estes tem conseguido contatos com o poder público estadual diretamente , inclusive conseguindo gratuitamente formação no conservatório Estadual de Varginha para estudantes e regentes , entre outras ações. Sendo assim, a internet também virou um meio de formação e informação muito mais rápida e proveitosa quando bem utilizada e orientada para o uso neste segmento. Diante destas, e muitos outros feitos que poderíamos citar, esta a necessidade de tombar este bem como Bem Imaterial do Município de São Pedro dos Ferros -MG, legalizando sua documentação e garantindo ainda mais sua história protegida e sua longevidade.