

Somos uma ONG que usa a gastronomia como um catalisador para a transformação social, trabalhando em iniciativas para combater a fome e a insegurança alimentar, além de gerar renda por meio da educação. Nascemos em 2006 em São Paulo como um projeto de buffet escolar na casa do nosso fundador, chef e empreendedor social David Hertz. Com um projeto estruturado e nossa própria metodologia de ensino, focada em trazer resultados efetivos para os alunos, a Gastromotiva fez parceria com universidades em São Paulo e, ao longo dos anos, expandiu seu alcance para outras cidades do Brasil, oferecendo cursos gratuitos em salas de aula e laboratórios em instituições de ensino.
Uma década após a criação da Gastromotiva, em 2016, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, fundamos o Refettorio Gastromotiva no bairro da Lapa. Em parceria com o chef italiano Massimo Bottura e a jornalista Alexandra Forbes, David Hertz criou um espaço de conexão, cultura e solidariedade. No Refettorio Gastromotiva, as pessoas não recebem apenas refeições; elas têm uma experiência gastronômica que utiliza a comida como uma ferramenta para restaurar a dignidade e o valor dos seres humanos. Também em 2016, expandimos para a Cidade do México, posicionando-nos como uma organização internacional.
Durante a pandemia, quando as atividades do Refettorio Gastromotiva foram interrompidas devido ao isolamento social, reformulamos nosso modelo de impacto social. O espaço passou a receber toneladas de alimentos não perecíveis de indivíduos, restaurantes e hotéis que fechariam indefinidamente. Assim, mapeamos nossa rede de alunos e líderes comunitários que já realizavam iniciativas sociais em suas comunidades e criamos o Projeto Cozinhas Solidárias Gastromotiva, onde esses cozinheiros solidários começaram a produzir refeições nutritivas e equilibradas em suas cozinhas para distribuir gratuitamente aos necessitados. Compartilhamos a metodologia da Gastromotiva para o aproveitamento integral dos alimentos, o modelo de gestão para as operações da cozinha e também fornecemos equipamentos para armazenar ingredientes e preparar as refeições.
Após o período de emergência, em 2022, o programa teve seu modelo de impacto aprimorado e foi renomeado. As Cozinhas Sociais Gastronômicas da Gastromotiva focam principalmente em garantir a sustentabilidade dessas cozinhas por meio de um programa de aceleração que oferece o suporte necessário para que os cozinheiros continuem fornecendo refeições para os necessitados enquanto geram renda com seus produtos/negócios.
Paralelamente, há quase 18 anos, estamos formando profissionais bem-preparados para atuar no setor de alimentos e bebidas. A qualidade da formação oferecida pela Gastromotiva é reconhecida pelo setor de hospitalidade, que inclui hotéis, restaurantes e indústrias afins, sendo uma importante referência para que nossos alunos ingressem no mercado de trabalho e construam carreiras de sucesso ou até prosperem com seus próprios produtos.
Ao longo da nossa trajetória, formamos mais de 8.000 alunos, salvamos mais de 330 toneladas de alimentos do desperdício, distribuímos mais de 5 milhões de refeições e impactamos a vida de mais de 2,2 milhões de pessoas.
Largo da Lapa
, 108
Centro
CEP: 20021-170
Rio de Janeiro
- RJ