

O projeto social Há Esperança é uma plataforma de apoio educacional e desenvolvimento comunitário para crianças e adolescentes e mulheres da comunidade Favelinha da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Brasil. Nosso trabalho consiste no fortalecimento comunitário através de práticas educacionais de incentivo à leitura e escrita.
O Instituto Há Esperança iniciou suas atividades em 2013, como uma ação de amigos que arrecadaram alimentos e brinquedos para distribuir a uma comunidade. Após um ano de atividades pontuais como Dia das Crianças, Natal e Páscoa, iniciou- se uma pesquisa dentro da comunidade para compreender as demandas e maiores necessidades da população e estudar como poderia ser útil. Sendo assim, é observado que uma das maiores demandas das famílias era educacional, uma vez que a estatística de evasão escolar se destacava.
Em 2019, o Instituto Há Esperança conquistou o CNPJ, abrindo um novo capítulo de ações maiores e mais estruturadas. Em 2020, com a chegada do COVID-19 ao Brasil, o Há Esperança desenvolveu a primeira Caixa Literária. Em 2022 o Instituto Há Esperança mudou de diretoria e passou para um novo espaço, permaneceu com todas as atividades e atendendo todos do Parque Analândia/ favelinha.
Em 2023 o Instituo Há Esperança conquistou a certificação do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Rua Gil Queiros
, 02
Parque Analândia
CEP: 25585-630
São João de Meriti
- RJ