aDJuntas - Oficina de Djs para mulheres

Por William Baptista


O que é?

aDJuntas é uma iniciativa que veio a partir das aulas de DJ que William Baptista começou a executar no bairro onde mora, Bangu, mais especificamente na favela da Vila Kenedy.

Dj Will Ow como é conhecido, foi aluno do projeto MODU (movimento desabafo urbano) projeto da Vila Kennedy mesmo, teve a iniciativa de fazer a oficina após 2011, ano em que começou a tocar como dj profissionalmente, depois de ter passado também pelo projeto Redbull Favela Beats.

A oficina de DJ com jovens e adolescentes do território ganhou corpo em 2016, a oficina já formou mais de 20 jovens, sendo oferecida de forma gratuita e tendo como concorrência todas as dinâmicas negativas que uma favela oferece à juventude que não circula muito a cidade.

A surpresa e a mudança pra uma oficina só de Dj mulheres se deu no segundo semestre de 2018, quando a ultima turma foi iniciada e a resposta em qualidade, aceitação e metodologia se deu muito mais com as minas presentes na aula.

Assim a segunda turma da aDJuntas começa, em janeiro de 2019 e vai até a metade do ano, com objetivo de formar mais 6 djs mulheres e entregar elas pro mercado e cenário musical da cidade do Rio de Janeiro.


Publico alvo: Mulheres que querem aprender as técnicas de dj


Objetivos

  • Mudar a visão que a maior partes dos djs homens tem de que as minas que são DJ, não tem técnica para serem boas.
  • A partir das aulas a idéia é Inserir novas mulheres na cena de DJ da cidade.
  • Oportunizar novo mercado de trabalho para mulheres de periferia no campo das artes


Porque essa iniciativa?


William Baptista tem 31 anos e atua no mercado como DJ desde os 14 anos e profissionalmente a partir de 2011. Residente do antigo grupo Antiéticos – grupo de Rap nacional - é uma figura que inspira representatividade para outros jovens dentro e fora do seu território. Durante sua juventude foi oportunizado á conhecer novas oportunidades que lhe fez conhecer outras realidades.


Além de sua representatividade dentro de casa, pois seus pais são sua inspiração, ele traz seus professores Dj Reinaldo, Dj Sany Pitbull, Dj Grandmaster Raphael, Dj Tamy e seus amigos são inspirações para continuar no processo da arte como trabalho e da arte pra ensinar a outras pessoas.


O curso pra Djs ministrado por William ele é uma iniciativa que acontece há 2 anos. A turma iniciada em 2018 tinha por objetivo oferecer uma nova realidade aos jovens moradores da vila Kennedy. A surpressa foi que as mulheres ocuparam a turma, se destacaram e fizeram com que Will entendesse na sua metodologia, formatos que hoje faz com que ele defenda uma turma com 6 alunas, por exemplo.


Para ele as mulheres são mais exigientes, zelosas e cuidadosas com tudo que fazem, parte dessa observação ele atribui aos ensinamentos que sua mãe trouxe e outra parte a observação com a postura dessa turma. com as alunas ele percebeu mais determinação, curiosidade e vontade de entender os detalhes da técnica de aprender a arte do disck jockey. Ao longo da oficina além da téncica, markting e posicionamento são ensinados, e no intuito de detalhes e melhor rendimento, a relação 6 por 1 (seis alunos pra 1 instrutor e 2 pickups) é o melhor que conseguimos até o momento.


Will disponibiliza suas pickups (equipamentos: toca discos), agulhas e material didático (set list e referencias de estudos) para as aulas. A oficina é gratuita e realizada 1x por semana no centro comunitário irmãos Kennedy.


Participar do processo do fazedores do bem é ganhar mais oportunidades e repertório para aumentar o impacto da turma. Entedemos que o cenário de arte e cultura para mulheres na cidade está aberto para isso, e oportunizar essas mulheres vai além da capacitação, passa pelo empoderamento e autoestima



Plano de ação

Com essa ultima experiência, e a partir do contexto e da vivencia com outras DJs no mercado, a oficina de DJs especifico pra mulheres se torna uma idéia/ ação prática de desdobramento da primeira turma. Além das aulas de técnicas de DJs, uma capacitação de gerenciamento de carreira será oferecido para as alunas que quiserem se lançar no mercado após as aulas.

Nosso plano de curso é:

Montagem do material didático

Capitação de alunas - Maximo de 6 alunas atendidas

Inicio das aulas teóricas

Aulas praticas

Baile de apresentação das alunas


Ficha técnica

Instrutor William Baptista (Dj Will ow)

Instrutor convidado (á confirmar)