Creche Municipal de Manguinhos tem entrada pela Rua Leopoldo Bulhões (conhecida como Faixa de Gaza pela violência). Não conta de sistema de esgoto e é utilizado fossa como forma de tratamento de esgoto, que é despejado no canal em frente. São atendidas semanalmente mais de 1300 crianças da comunidade, de 1 a 5 anos de idade. O projeto consiste em tornar a creche em sustentável, pois hoje o estado geral é muito precario e insalubre. Alem da reforma geral, terá Teto Verde e Sistema de aproveitamento de água Biocoberturas, que auxiliam na diminuição do ruído externo e da temperatura do ambiente, tornando-o mais agradável para as crianças, especialmente para as que sofrem com problemas respiratórios.A vegetação absorveria poluentes do ar, e auxiliaria no combate à poluição que é extrema ao redor da creche. Criar um sistema de aproveitamento de água da chuva para uso nos banheiros, molhar plantas e outras atividades da creche. A reforma terá um impacto social enorme para a comunidade.

 

O Objetivo geral da transformação da creche em sustentável é trazer bem estar, salubridade e o lúdico para as milhares de crianças que frequentam a creche. Atraves das obras iremos transformar todas as áreas da creche, salas de aulas, banheiros com tratamento sanitario de esgoto, refeitorio, área de laser que hoje nao existe e uma brinquedoteca, unindo leitura, cultura e atividades culturais para 1300 crianças com idades de 1 a 5 anos de idade. Alem das obras, faremos atividades pedagógicas e ecologicas (como a Horta comunitaria que sera cuidada pelos pais) que irao envolver os pais e responsaveis das crianças. O objetivo geral é a transformação da creche e conscientização da população da comunidade com maior envolvimento dos responsaveis e alunos (engajamento com enorme impacto social) e orientação e conscientização das questões ambientais.

 

o objetivo especifico:

Entrada da Creche e Salas de aula

A entrada da creche, e as salas de aula apresentam problemas de infiltração, pintura e massa corrida caindo, janelas e portas quebradas e em mal estado. A campainha da escola não funciona, o que causa um transtorno para os pais e

funcionários.

Banheiros

Os banheiros da creche também apresentam problemas com infiltração, problemas elétricos, sanitários entupidos e interditados.

Área externa da creche

A área externa da creche, também apresenta problemas de infiltração, janelas e portas quebradas, a área do jardim não tem mais plantas e também nenhum brinquedo para recreação ou atividades pedagógicas para as crianças.

Teto Verde e Sistema de aproveitamento de água

Biocoberturas auxiliam na diminuição do ruído externo e da temperatura do ambiente, tornando-o mais agradável para as crianças, especialmente para as que sofrem com problemas respiratórios (bronquites e alergias). A vegetação absorveria poluentes do ar, e auxiliaria no combate à poluição que é extrema ao redor da creche. Reter água da chuva, uma vez que a vegetação retarda e reduz o escoamento da água, e criar um sistema simples de aproveitamento de água da chuva para uso nos banheiros, molhar plantas e outras atividades da creche. Promover qualidade de vida.

Horta Escolar

Na escola funciona como elemento diferenciador na educação pessoal e social, trazendo ainda benefícios indiretos que promovem a atividade física, a saúde e o bem-estar emocional. Estimula atividades relacionadas à educação ambiental e promove trabalho em equipe aos pequenos. Sensibiliza a comunidade para a compreensão mais ampla de questões como alimentação saudável e comportamentos sustentáveis.

Plantando com os Pais

Realizar a semana da “Consciência com o Meio Ambiente” entre pais e alunos. Plantar mudas de Ipês e outras espécies ao redor da escola com suporte de pneus reciclados. Além dos benefícios para a atmosfera e a qualidade do ar, a idéia do projeto é conscientizar as crianças e a comunidade sobre a importância dos cuidados com o espaço escolar e o meio ambiente.

Brinquedoteca/Biblioteca

Construir uma brinquedoteca para as atividades pedagogicas das crianças, criando um ambiente ludico e sócio-educativo. Na brinquedoteca a dor e o sofrimento podem ser aliviados através da atenção, carinho, diversão, distração, elevação da autoestima e esperança de voltar a sua vida normal. Como o paciente foi afastado de suas atividades 

Objetivos da Brinquedoteca na Creche: Proporcionar as crianças um local para brincar e conhecer outras crianças que moram em um lugar com altissimo indice de violencia em Manguinhos, que tambem é conhecido como "faixa de gaza". Objetivos específicos: Proporcionar as crianças brincadeiras e jogos em grupo para socialização das mesmas; Identificar os efeitos das atividades para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos (motor, cognitivo e psicossocial). Valorizar o ato de brincar; Compartilhar momentos de alegria; Desenvolver a linguagem corporal, e oral; Ampliar o convívio social; Promover a continuidade do desenvolvimento global; Realizar atividades psicomotoras; Preservar a saúde emocional; Preparar a criança para situações novas; Proporcionar um ambiente agradável para os familiares e responsáveis interagir com a criança; Proporcionar alegria e distração.