Acreditamos que os nossos jovens estão cheios de ideias, experiências e iniciativas . E que na realidade não falta inspiração , mas sim conexão entre essas ideias com as ideias de outros jovens . Nossa proposta é viabilizar esse espaços e promover e provocar essas conexões entre jovens de lugares diferentes, realidades diferentes.

O Efeito + vem como uma estrategia de conexão , um espaço para discutir, trocar aprender sobre o que é cidadania global e como ela interfere na construção de um mundo de mais paz.

Empoderar nossa juventude atraves do dialogo, da contrução de conteudos e aprendizados , do conhecer e reconhecer o outro nas suas diferenças e semelhanças .

Nosso objetivo é trabalhar com jovens, questões importantes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs) e inspirar os participantes a reconhecerem seu papel como cidadãos globais e a desenvolverem ações de impacto local relacionadas aos ODSs

Como metodologia utilizamos a Aprendizagem Intercultural (AICL)que envolve as habilidades, os conhecimentos e os entendimentos que são necessários para que as pessoas possam lidar melhor com as diferenças culturais. A AICL se encontra no cerne da missão do AFS: ao unir pessoas, possibilita-se oportunidades de aprendizado para compartilhar, conectar e entender diferentes culturas, contribuindo para um mundo mais pacífico e justo

As atividades a serem desenvolvidas durante o Efeito+ terá como base esse modelo, que focará na facilitação para que os participantes observem, reflitam e experimentem diferenças culturais de forma que possam se conectar e se relacionar com outras culturas de maneira culturalmente sensível. As atividades acontecem em um contexto em que os participantes são colocados como protagonistas em um ambiente seguro para que possam pensar sobre as maneiras de lidar com diferenças culturais que enfrentarão ou que atualmente podem estar enfrentando.

Por meio de dinâmicas, simulações, jogos, debates e atividades lúdicas elas oferecem oportunidades para que os participantes possam conectar o que está sendo abordado nas atividades com situações que vivem em seu cotidiano de maneira leve e aberta. A partir de então, os participantes poderão formular livremente suas próprias opiniões e criar estratégias que sejam interessantes para suas dificuldades específicas.

A Aprendizagem Intercultural será favorecida a partir do momento em que os participantes realizarem um esforço de compreender o ponto de vista do outro e aceitarem as diferenças culturais de forma que eles possam encontrar maneiras de convívio que sejam interessantes para as duas (ou mais) culturas. 

Em parceria com a ONU e o PnUd , o Efeito + vem como uma estrategia de sensibilização e de promoção da agenda 2030, levando aos jovens conhecimento sobre os desafios propostos e construindo com eles ,alternativas de atuações locais para o alcance das metas. Ja realizamos esse encontro em mais de 10 cidades brasileiras , impactando mais de 1000 jovens diretamente e mais de 2000 jovens indiretamente.