O encontro da crespa é uma ação afirmartiva sócio educacional que acontece desde 2015, e que vem a ser um desdobramento da feira crespa - ação de empoderamento feminino através de 3 vieses: arte, empreendedorismo e debate.


O encontro da crespa é um encontro de jovens e adultos com a Produtora Cultural e contadora de Histórias Elaine Rosa para que possa se discutir o corpo negro e o racismo através de ferramentas complementares às da escola. O espaço de encontro é na escola, uma sala de aula, um aduditório, um pátio. A metologia é norteada sempre por 4 fases: apresentação de idéia, escuta dos alunos, construção de narrativa e análise posterior. As ferramentas variam de acordo com o brieffing dos alunos e a estrutura da escola.


Nesses moldes, o encontro já atendeu 15 escolas e parcialmente 1055 alunos. O projeto foi inciado em 2015, após a produtora Elaine Rosa passar pela Conferência "Iniciativas educacionais e empreendedoras de suporte a jovens em areas de violência" apresentada pelo programa POVGOV na Universidade de Stanford. Nessa vivencia ela identificou que a feira crespa precisava se desdobrar em algo que pudesse ter impacato mais direto, formativo e pessoal para com os jovens que estavam de fato comparecendo como publico e comprando a ideia do evento, como uma ação de empoderamento.


Para 2019, o plano de ação é :


Pré Produção


Fevereiro / Março / Abril

a) pesquisa de conteudo

b) compilar dados informativos

c) fechar datas com as escolas

d) produzir material de apoio


Execução:

  • Maio: escola 1 - 4 turmas - 120 alunos
  • Jun: escola 2 - 4 turmas - 120 alunos
  • Ago - escola 3 - 4 turmas - 120 alunos
  • Set - escola 4 - 4 turmas - 120 alunos


Em Novembro com os dados fechados os alunos serão convidados á apresentarem trabalhos junto ao plano pedagógico e as coodernações pedagogicas.