3. O que você pretende fazer?

Fazer um trabalho de educação ambiental com crianças e pré-adolescentes da maré, por meio de revitalizações de canteiros já existentes e a elaboração de jardins verticais. 

 

4. Como você pretende fazer?

Oficinas de contação de histórias, trazendo um resgate da memória territorial da maré, instigando as crianças e pré-adolescentes a terem uma conversa crítica sobre essas dificuldades ambientais encontradas na maré.

Após essa primeira etapa, ocorrerá a adoção de mudas por essas crianças e pré-adolescentes que participarão da ação. Incentivando cada criança a ter um vinculo afetivo com aquelas mudas, dando nomes e fazendo um acompanhamento do desenvolvimento daquela planta. Essas mudas serão plantadas, pelas próprias crianças, na praça da nova Holanda, atrás da pista de skate, onde há uma grande circulação de pessoas. Essa etapa tem como objetivo buscar iniciar um processo de revitalização para aquela área que se encontra abandonada pelos próprios moradores e poder público. Nesse momento de sensibilização as árvores da praça e do entorno receberão nomes de pessoas que tiveram um papel importante na maré, que são referência na história de luta por direitos nas favelas da Maré.

Haverá também a elaboração de um material para os moradores, a fim de alertá-los sobre a importância de cuidado com o meio ambiente na maré, considerando a sociedade, seres humanos como parte desse ambiente. Isso inclui discutir sobre questões como a qualidade do ar, considerada uma das piores do rio de janeiro, a falta de arborização, o saneamento, e outros temas que se relacionam com o debate socioambiental. Também serão divulgadas no material as atividades que realizaremos para que os moradores se conscientizem desse cuidado com o meio ambiente.


5. Quanto tempo você precisa para organizar a sua iniciativa e quanto tempo ela dura?

O projeto será divido em etapas. A primeira será com oficinas de sensibilização das crianças e pré-adolescentes duas vezes por semana com a duração de 2 horas cada, depois haverá a segunda etapa, com duração de 5 horas, em outro dia, com uma mobilização da população e preparação para a intervenção da praça que ocorrerá na semana seguinte. A terceira etapa, que terá duração de 5 horas, será a fase de intervenção da praça, com as atividades previstas. A última etapa será de avaliação do que foi feito, junto com os moradores e os alunos, que ocorreram ao longo de dois dias, com duração de 2 horas cada.


6. Quanto você precisa de dinheiro para realizar a iniciativa?

Lanche: 200,00

Mudas: 500,00

Material de plantio e papelaria: 1000,00

Oficineiros: 600,00

Ajudante: 200,00


7. Onde você pretende fazer?

Biblioteca infantil da Redes e na praça da nova Holanda


8. Por que você escolheu esse lugar para realizar a sua iniciativa?

A biblioteca faz parte da organização Redes da Maré que é uma referência de atividades voltadas para educação aqui na maré. A pracinha é um local de fácil acesso e conhecimento de grande arte dos moradores, mas que foi deixada de lado com o tempo e agora vê-se a necessidade de sua revitalização.


9. De que maneira a sua iniciativa vai impactar esse território?

O território da maré é amplamente atingindo por poluição atmosférica, por se encontrar no meio de vias de estremo fluxo e importância como linha vermelha, linha amarela e Av.Brasil, trazendo assim para a maré o título de um dos lugares com a pior qualidade do ar do rio de janeiro, e com grandes índices de doenças respiratórias que acabam sendo agravada por uma questão social. Ensinar sobre educação ambiental para essas crianças e pré- adolescente, e alertar os mais velhos com o material que será elaborado, pode ajudar e muito na conscientização e posteriormente na diminuição desses índices, que tem impacto na saúde e na qualidade de vida dos moradores.


 10. A sua iniciativa terá continuidade para além de uma ação pontual? Como?

Sim, haverá uma continuidade do projeto já que o material didático produzido, que conta sobre problemas ambientais enfrentados pela maré, serão trabalhados em outras atividades e utilizados por outros grupos da Maré, assim como professores das escolas. Também haverá uma pesquisa sobre o território da maré como forma de continuar trabalhando essa temática de forma mais estrutural.


11. Quantas pessoas você pretende beneficiar com essa iniciativa?

Principalmente crianças da maré e as que frequentam a área da pracinha e da biblioteca da Redes, mas o impacto será pra além de somente essas crianças e pré-adolescente, será um impacto benéfico à população da nova Holanda , até porque é um Desafio de falar de meio ambiente porque sempre é deixado de lado por questão de outros problemas ambientais



12. Quantas pessoas ou organizações estão envolvidas nessa iniciativa?

Colaboradores da organização redes de desenvolvimento da maré, equipe do projeto (thamires, stefany , Jonas e Lorena ) e Comlurb.