Um Trabalho que Objetiva ao Diálogo e Relação Intergeracional Através da Prática da Capoeira


Em outubro de 2018 iniciamos uma turma de capoeira com crianças entre 4 e 11 anos, jovens e adolescentes, formando um total de 30 alunos.

As aulas são todos os sábados e domingos na sede da Associação de Moradores do Jorge Turco, e não tem custo para os alunos. Todo o material necessário até então foi doado pelo Centro Espiritualista Casa do Raio Dourado, que se localiza na comunidade do Jorge Turco, bairro Coelho Neto, Zona Norte do Rio e pela própria Associação da comunidade.

O que ensinamos é a arte da Capoeira com seus diversificados aspectos, o da luta de defesa e ataque, a relação com o samba de roda, e principalmente com a História de Resistência do Povo Negro desde os tempos da escravidão até hoje. Essa parte histórica é uma exigência dos Grandes e antigos Mestres. Nosso Mestre é o Roque Mendes dos Santos, ou Mestre Roque. Em setembro desse ano ele completará 81 anos de idade, e a celebração de seu aniversário costuma ser com roda de capoeira e muita festa, em que se faz também o "batizado", que é uma cerimônia de iniciação e de troca de graduação dos alunos.

Meu contato com o Mestre me encaminhou para o apreço a memória do povo brasileiro, pois a pesquisa histórica, a preservação da cultura da oralidade, são atributos que o Roque e outros antigos Mestres consideram necessários para formação de um Capoeirista. Esse meu interesse fez meu Mestre me consagrar a Mestre, em dezembro de 2018, mas eu tinha experiência de mais de 10 anos dando aula de capoeira.

De um lado aprendendo com os mais velhos, de outro com meus alunos que são mais novos, e assim constatei que há dificuldade no diálogo, e consequentemente, na relação entre as gerações. Os jovens não sabem o que perdem ao deixar de ouvir a palavra daqueles que viveram aquilo que ainda vamos viver.

Portanto, estaremos trabalhando, em paralelo com os treinos, a conscientização da necessidade do diálogo intergeracional, aproveitando a disponibilidade do nosso Mestre para falar da História para os mais novos.

Na roda de celebração do aniversário do Mestre Roque, que será realizada dia 21 de setembro desse ano, iremos fazer a cerimônia de iniciação dos mais novos, a troca de graduação dos já iniciados, e apresentaremos os resultados desse trabalho de encontro do novo com o velho.