O Cruzadão, carinhosamente chamado de ''fofoca comunitária saudável e independente até que se prove o contrário'', é um informativo comunitário de caráter informal para atender o projeto de Dom Hélder Câmara, o conjunto habitacional Cruzada São Sebastião, no Leblon.


Nossa comunidade sofre de uma ''crise de identidade'', muitos a veem como favela,outros a querem como conjunto residencial. Como sair deste impasse? Resta ao Cruzadão resgatar a memória de seu fundador, Dom Hélder, e dele achar a resposta. A Cruzada é como ''um filho que foi planejado'' - logo, o pai teve um sonho, um objetivo, uma meta de futuro para o rebento. Ao ''informal-tivo'' cabe resgatar esta linda história do Dom, seus objetivos com o empreendimento, com o propósito de junto com a comunidade agir no presente pra transformar nosso futuro.


Outrossim, nossa comunidade sofre também dos frutos malignos do individualismo, vício esse que, como disse Dom Hélder, '' não é monopólio somente dos ricos''. O ''informal-tivo'' deseja desenvolver o espírito comunitário visibilizando ações positivas na Cruzada, sejam elas feitas por organizações, famílias ou pessoas individuais. O crescimento vem através da soma dos diversos atores sociais que atuam aqui. Visibilizar e também fazer parcerias quando for possível. A primeira delas foi a do Shopping Leblon que custeia a impressão de nossas 1000 cópias para os 996 apartamentos que compõe o conjunto.


Quanto à forma do informativo, ele é feito para alcançarmos o maior número possível de leitores. Seu texto é predominantemente informal, em uma linguagem coloquial que usa e deseja abusar do tom humorístico ou frases de efeito com o objetivo de cativar o leitor. O jornal alternativo ''O Pasquim'' serviu-lhe de inspiração. Uso de imagens é prioridade e textos curtos. ''O informal-tivo'' é impresso em uma folha A4 colorida, em frente e verso. É bem pequeno, mas futuramente prosperará e ela terá mais páginas.


Todo o informal-tivo é feito por uma pessoa apenas.