Em meados de Julho de 2017, uma ONG norte-americana realizou um projeto de dois dias na ONG caxiense Grupo Tia Angélica (GTA - CNPJ 09.097.884/0001-19). Nesse evento, vieram em torno de 35 norte-americanos e o GTA convidou um curso de Inglês privado da região para ajudar, vindo assim alunos de inglês para ajudarem na comunicação dos norte-americanos com os brasileiros da região, em sua maioria crianças que não sabiam o mínimo do segundo idioma. Desse acontecimento, três alunos de inglês ficaram motivos em atuar no GTA, e a ideia que nos ocorreu foi de criar um Curso de Inglês para essas crianças considerando a extrema importância desse idioma nos dias atuais.

O Curso de Iniciação à Língua Inglesa voltado para crianças de 6 a 12 anos moradoras de Parque Paulista, bairro do 3° distrito de Duque de Caxias iniciou com 15 vagas, sendo 14 delas atualmente preenchidas. Todas essas crianças são alunas da rede pública de ensino e muitas delas nunca tiveram um primeiro contacto formal com o idioma; levando isso em conta, os professores formularam um plano de aulas inicialmente de 3 meses que abrange conteúdos iniciais do idioma. O início de um segundo idioma para crianças é geralmente guiado pelo ensino de vocabulário, e quando possível também gramática simples, e assim o fazemos.

Entretanto, uma diferença importante do nosso projeto é que pretendemos propiciar um ambiente de alegria para essas crianças em uma orientação pedagógica de afetação mútua na qual elas tenham prazer de aprender o idioma. Essa proposta vêm encontrando o desafio de seguir em uma direção diferente daquela imposta pela ensino tradicional, ainda muito frequente nas escolas da região, na qual o professor tem de seguir a um planejamento fixo e sua função se limita a uma mera transmissão de saber. Nós, porém, escutamos os alunos, mudamos o rumo das aulas quando percebemos que o que planejamos não é o que os alunos têm interesse de aprender no momento. Aqui, os alunos exercem papel fundamental na escolha de conteúdos das aulas.

O Curso é guiado por 3 professores e 4 colaboladores (que ajudaram na convocação das crianças, no preparo do espaço, por exemplo). Tem proposta inicial de 3 meses. Ao final desse período, haverá um novo estágio no qual os melhores alunos serão monitores de novos alunos que entrarão.

As aulas ocorrem aos sábados, das 10 às 12 horas. Até o presente momento, foram concluídas 2 aulas e foi surpreendente a animação dos responsáveis com o andamento do projeto.

Folder do curso divulgado: