IRRIGAÇÃO INTELIGENTE

sistema automatizado de arduíno para horta agroecológica e sistema agroflorestal

Morro da Providência - Rio de Janeiro


Somos um projeto de educação ambiental e agroecologia do Morro da Providência, RJ, a primeira favela do rio de janeiro. No edital do Fazedores do Bem que fomos contempladas anteriormente, o recurso auxiliou na construção de uma cisterna para garantir o abastecimento de água em nosso espaço-sede, e assim poder irrigar a área de cultivo/horta. Com o valor deste edital, iremos implementar um sistema inteligente de irrigação, automatizado com a tecnologia do arduíno, para otimizar ao máximo o aproveitamento da água. Será o primeiro sistema automático implementado em uma favela do Rio de Janeiro.


A viabilização técnica se dá através de parceria com Engenheira Ambiental que atua com sistemas de irrigação. Além disso, uma das coordenadoras do horta inteligente também é engenheira ambiental e dará todo o suporte necessário à implementação.A viabilização técnica se dá através de parceria com um docente da Universidade Federal Fluminense e uma Engenheira Ambiental que atua com sistemas de irrigação. Além disso, uma das coordenadoras do horta inteligente também é engenheira ambiental e dará todo o suporte necessário à implementação. No período de instalação, organizaremos uma oficina/mutirão, com voluntários de dentro e fora do Morro.


O morro da providência enfrenta permanentemente a falta de água, sobretudo durante o verão. Para possibilitar nosso cultivo agroecológico necessitamos de água disponível, utilizada de maneira eficiente. Por isso a prioridade no momento é implementar este sistema de irrigação automatizado, garantindo a produção de alimentos e a continuidade de nossas atividades. O sistema de irrigação levará 3 meses para ser implementado, contato o período de desenho do projeto, aquisição de materiais e instalação. A intenção é monta-lo ainda no primeiro semestre de 2019.


A Providência é a favela mais antiga do Rio de Janeiro, com 120 anos, localizada no centro da cidade com cerca de 5.000 moradores. É um território historicamente de resistência e luta: sua ocupação remete à Guerra de Canudos: o exército de homens aliciados pelo governo a combater Canudos não receberam a casa prometida como pagamento no retorno ao Rio. Assim, foram para o Morro que já começava a ser ocupado pela população pobre expulsa do centro da cidade e, após a abolição, por ex escravos. Hoje, seus moradores têm origens diversas, boa parte migrantes das regiões norte e nordeste do país, com histórias de vida únicas, além de experiência com a terra. Acreditamos que seu tamanho relativamente pequeno contribuiu para a preservação de um senso de pertencimento entre os moradores; Além disso, está localizada no centro da cidade, próximo à região portuária, local que vem ganhando visibilidade na última década como pólo turístico e econômico.