Objetivo:

 Promoção da cultura literária e do hábito de leitura a partir da criação e distribuição de um jornal, formato tabloide, com contos e crônicas de novos autores, a ser distribuído sob valor popular para sustentabilidade e continuidade do projeto.

 

Objetivos específicos:

  • Impressão de mil unidades de jornal, formato tabloide, com 8 (oito) páginas, na cidade de Duque de Caxias e outras da Baixada Fluminense;
  • Lançamento de edital para envio de contos e ilustrações a autores independentes a serem vinculado no jornal, pagando direitos autorais a cada autor por cada obra vinculada;
  • Buscar parcerias para a distribuição do jornal em locais de grande circulação;
  • Sustentabilidade do projeto para a sua continuidade (contribuição consciente, patrocínio, parcerias, etc).


Justificativa:

Segundo pesquisa de 2015 do instituto pró-livro, jornais são os meios mais lidos diariamente e contos e romances dividem a segunda colocação entre os gêneros favoritos de todos os leitores de diferentes idades (http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf).


Embora seja uma arte relativamente econômica de se praticar, artistas das letras não têm conseguido espaço para expor suas obras, ao passo que o público se mantém distanciado do hábito de ler. As plataformas virtuais têm diminuído as barreiras que afastam o escritor do leitor, mas ainda representam um alcance pequeno se comparados a outras formas de mídia e divulgação.


O objetivo da proposta é fazer uso da acessibilidade do jornal para promover novos autores, sobretudo da Baixada Fluminense, e incentivar a leitura de contos, crônicas e romances literários.


Desta maneira, visa-se um impacto cultural extremamente positivo. Maior número de leitores, incentivo aos escritores e circulação de ideias e pensamentos em jornais, fugindo do lugar comum dos tabloides de espetacularização da violência e adicionando opções culturais ao cotidiano dos leitores da Baixada.