O panorama do Rio de Janeiro é de caos na politica de segurança publica. Surge, com isso, a proposta de intervenção nos territórios de favela através das Unidades de Polícia Pacificado (UPP) e, aliada a essa ação, as demais políticas publicas nessa região. Ao recuperar territórios ocupados há décadas por traficantes de drogas, as UPPs buscariam levar a paz às comunidades beneficiadas e se tornariam uma importante estratégia do Governo do Estado do Rio na guerra contra o tráfico e, na tentativa de levar inclusão social à parcela mais carente da população.
Essas ações foram realizadas e incentivadas por todos os setores da sociedade e ganharam força a partir da entrada do poder público e privado nestes territórios.
É neste momento que a Firjan assume o compromisso com o poder publico de atuar ofertando serviços sociais à população no que tange projetos e ações na área de educação e esporte, com o intuito de promover maior qualidade de vida e acesso à qualificação profissional e educação básica formal.
Objetivo: Proporcionar através da oferta de serviços e projetos desenvolvidos pelo Sistema Firjan, mais acesso à qualificação profissional e promoção da cidadania.
Como pontos de ênfase: Promover mais acesso à qualificação profissional através dos cursos do SENAI;
Estimular a participação de jovens em práticas sócio esportivas;
Potencializar o empreendedorismo numa perspectiva de inclusão econômica.
Etapas: Identificação e mapeamento dos possíveis parceiros locais para o desenvolvimento dos projetos;
Identificação das demandas territoriais pelo Agente SESI Cidadania;
Análise das possibilidades de ações e projetos a serem desenvolvidos;

Mobilização e articulação comunitária pelo Agente SESI Cidadania; Desenvolvimento do projeto e acompanhamento dos inscritos.

O Programa SESI Cidadania já realizou mais de 2,1 milhões de atendimentos e está implantado em 43 territórios com aproximadamente 80 polos distribuídos nessas localidades. Os espaços utilizados são os mais variados: temos núcleos esportivos com o "Programa SESI Atleta do Futuro" e a possibilidade dos alunos integrantes da equipe de jiu jitsu possam ser federados e participem de competições; 9 bibliotecas denominadas "Indústrias do Conhecimento" que são espaços multimeios construídos e equipados pelo SESI com infraestrutura moderna para o desenvolvimento de diversos projetos com incentivo a leitura e escrita visando aprimorar conhecimentos e compartilhar ideias. Polos de educação básica e profissional a fim de possibilitar acesso à qualificação profissional, além das ofertas gratuitas em nossas unidades operacionais.
 

Resumo da solução:

O SESI Cidadania é um programa social implementado pela Firjan que visa desenvolver ações e projetos em territórios com vulnerabilidade social nos segmentos de educação, esporte, cultura, empreendedorismo, dentre outros. Seu intuito é o de promover um ambiente de cidadania, além de maior acesso a qualificação profissional.
 Criado em 2010, sua proposta era ser desenvolvido somente em regiões que contavam com a atuação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), com o tempo, houve a expansão para áreas de maior fragilidade social e carência dos serviços públicos. Atuando através de parcerias ou dos projetos próprios do SESI e do SENAI, o SESI Cidadania tem por objetivo levar atividades e serviços sociais aos moradores da região beneficiada, através da mobilização e articulação pelo Agente SESI Cidadania.
Este profissional tem o papel de fortalecer o elo entre a comunidade e o SESI, atuando muitas vezes como mediador. A condição para exercer a função é ser residente na comunidade, o que fortalece ainda mais o vínculo de atuação.
Atuam in loco na divulgação, mobilização e sensibilização das atividades e projetos a serem desenvolvidos. Realizam relatórios de desempenho, além de atuarem ativamente da rotina e estabelecimento de parcerias dentro dos territórios, fortalecendo a atuação em rede.
Como linhas de atuação pontuamos:
Promoção da cidadania - através dos projetos geracionais; ações de promoção cultural; ações sociais;
Fortalecimento do capital humano e social – por meio do estímulo à qualificação profissional, formação empreendedora, incentivo educacional e digital, através do acesso as nossas bibliotecas e atividades de cunho maker.
Dentre as atividades desenvolvidas estão: educação (básica e profissional), esporte com o "Programa SESI Atleta do Futuro", biblioteca com a "Indústria do Conhecimento"; atividades para a terceira idade; ações de cultura na área de empreendedorismo cultural; saúde com o posto avançado no Pavão/Pavãozinho; ações sociais e de cidadania com o SESI em Ação; ações de empreendedorismo com o projeto Faça Acontecer e SESI Empreender.